terça-feira, 19 de julho de 2011

Campeonato Brasileiro XCO 2011 ... .... Deixou a desejar mais uma vez...

Marcelo Portela participou do Campeonato Brasileiro na cidade de Caconde-SP, dia 17/07/11, há 625 km de Leopoldina.
Mesmo sabendo que não seria o Campeão Brasileiro de sua categoria, não esquivou seu objetivo de participar de mais uma Competição, que teria grandes chances de ter uma excelente colocação.
Participou do Congresso Técnico na noite do dia 16 sábado, onde os organizadores do  evento e Comissário da CBC, expuseram o regulamento para os atletas presentes. Marcelo teve dúvida quanto ao alinhamento, e questionou publicamente, e foi respondido pelo Comissário, tal alinhamento seria pelo Ranking UCI(União Ciclística Internacional), e o  próximo critério a seguir seria o Ranking Brasileiro,  para enumerar o alinhamento,  através de uma lista afixada no local da prova.
Marcelo não se preocupou, e confiou na "Competência" dos organizadores, era o sexto do Ranking Brasileiro, se cada linha seria composta por sete atletas(entre Elite e Sub 23), no mínimo largaria na segunda fila, era o que se previa.
No dia da Competição domingo, o atleta deparou-se com uma lista afixada onde constava seu nome na oitava fila, ou seja, largaria com aproximadamente 53 atletas na sua frente(Elite e Sub 23), uma lista constando nomes de atletas que não eram nem ranqueados, mas que também largariam na sua frente.
Marcelo, até argumentou e questionou junto aos organizadores e Comissário, onde os “irredutíveis”, foram curtos e grossos, seria assim, pronto e acabou. Que deveria ter visto antes, não havia tempo hábil para correção. Nunca ouviram dizer que: “Alguns minutos que perdemos, salvamos vidas”
Mesmo indignado, o atleta até competiu, porém na segunda volta do percurso, percebeu que estava fazendo força em vão, um sacrifício inútil, que não lhe renderia nenhuma colocação, preferindo abandonar a Prova.
O Comissário e um dos organizadores, tentaram justificar a colocação de alinhamento, dando várias explicações, nada convincente, inclusive até através de email, mas a essa altura do “campeonato”, já era tarde demais, o erro já tinha sido cometido e prejudicial. Contra fatos não há argumentos.    
O que chama a atenção não é apenas o ocorrido, mas o fato do despreparo total de alguns organizadores, e o exemplo contraditório pessoal e profissional implícito em suas atitudes: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Que pena! O fracasso de um Campeonato Brasileiro, cheio de erros irreparáveis. Aqui fica nossa indignação em ver como não existe respeito por nossos atletas Ciclístas no Brasil. E as despesas, os riscos nas estradas e a humilhação quem irá pagar?
Como diz as escritura: "Orai e Vigiai "

Assessoria Comunicação do Atleta
Obs: Após observarmos os critérios usados pelos organizadores do Campeonato Brasileiro para a lista de alinhamento, chegamos a conclusão que:  Marcelo largaria na 5ª fila e não na 8ª, ou seja ao invés de concorrer com 26 atletas de sua categoria, seriam 12 atletas da Sub 23  a sua frente. Conhecendo a determinação e seu preparo para está competição, a modéstia nos permite dizer que Marcelo teria grandes chances, de pelo menos se classificar entre os dez atletas da Sub 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário